O Teatro Viriato foi inaugurado no dia de Santo António (13 de junho) em 1883 com o nome de Theatro Boa União, tendo sido os espetáculos inaugurais da responsabilidade da Companhia de Teatro António Pedro e só em 1898 é que se passou a designar como Teatro Viriato.
Em 1921 é inaugurado, na mesma rua que o Teatro Viriato, o Avenida
Teatro, que tendo uma capacidade muito superior e uma grande oferta de Cinema acabou por ser um forte concorrente e ditar o encerramento do Teatro em 1960.
25 anos depois (1985) o Teatro reabre as portas para mostrar o que resta da sala de espetáculos, recebendo alguns encontros e eventos. No entanto, só após 38 anos de inatividade, em 1998 é que o Teatro reabre oficialmente, passando a funcionar com o Centro Regional de Artes do Espetáculo das Beiras (CRAEB).
No início de 1999 foi inaugurada a 1ª temporada da nova vida do Teatro Viriato. Em 2024/2025 o Teatro Viriato comemora os seus 25 anos de Programação regular ao serviço da comunidade regional e nacional.
Nesta atividade as crianças, jovens e professores vão ficar a conhecer o Teatro Viriato, que espetáculos são apresentados e quem os faz acontecer. O Palco como extensão do imaginário individual e coletivo.
Artes / Cidadania / Desenvolvimento / História / Português