Acerca

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O Programa Intermunicipal para a Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões foi estruturado com base na Estratégia Intermunicipal para a Educação – ITI 2030, estando esta organizada em três eixos de intervenção:

Estes estão correlacionados com os objetivos estratégicos, que se configuram como as áreas centrais de investimento, e para responder à necessidade, e pertinência, de aumentar o sucesso escolar e a formação integral de crianças e jovens, ancorados na inclusão social, qualidade educativa e sustentabilidade das intervenções.

Visão

Neste sentido, a visão subjacente ao Programa Intermunicipal para a Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões está alinhada com o princípio de um território educativo, inclusivo, equitativo e comprometido com o acesso à educação, o sucesso escolar, o sucesso educativo e o exercício da cidadania, que aposta em práticas inovadoras de educação e formação e na cooperação de recursos e de competências para assegurar aprendizagem ao longo da vida, identidade territorial e condições de empregabilidade aos seus ativos.

Está enquadrado numa estratégia de desenvolvimento regional e articulado com os objetivos de política educativa e os projetos escolares, suportado numa parceria formalizada com as escolas e os atores económicos e sociais e orientada para investimentos que asseguram o acesso aos benefícios da educação, o sucesso e a qualidade do sucesso, a inovação, a experimentação e a diferenciação pedagógica e a construção de futuros.

No quadro desta visão, são três os Objetivos Estratégicos PIPSE Viseu Dão Lafões para o sucesso escolar e
educativo na região de Viseu Dão Lafões:

Reforçar e consolidar
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Reforçar e consolidar
o investimento e as apostas na inclusão social, no acesso à educação, na inovação educativa, na intervenção precoce, na diferenciação de práticas, na capacitação de equipas e no desenvolvimento de competências

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Robustecer o compromisso
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Robustecer o compromisso
e a cooperação Escola-Território-Trabalho, dinamizando e fortalecendo redes e parcerias, a partilha de conhecimento, o exercício da cidadania, a construção de futuros e a aprendizagem com e através do território.

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Assegurar a produção de conhecimento
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Assegurar a produção de conhecimento e de ferramentas de planeamento, diagnóstico, acompanhamento e avaliação, de âmbito setorial e territorial, que possibilitem intervenções eficazes do ponto de vista do sucesso escolar e do sucesso educativo.

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