



Visa promover um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos e uma equipa multidisciplinar, tendo em vista o sucesso escolar, o combate ao abandono escolar precoce e contribuir para a coesão social.
Pretende-se a partir de um diagnóstico elaborado pelo município em parceria com a rede social, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas, dar uma resposta positiva às crianças/famílias socialmente desfavorecidas, no sentido de fazer a despistagem o mais precocemente possível das situações de desigualdade.
Maximizar as competências da linguagem escrita e da leitura, que contribuem para o sucesso educativo; diminuir os problemas de articulação e de fala, melhorando as capacidades de comunicação.
Assim, tem em vista o acompanhamento da criança desde a fase mais precoce da sua escolarização, de modo a prevenir o insucesso escolar, mas também noutras fases que sejam cruciais para o seu desempenho.
- Promover um acompanhamento próximo e personalizados das crianças que apresentam situações de vulnerabilidade educativa e/ou social;
- Promover o desenvolvimento de competências sociais e relacionais dos alunos, tendo em vista a melhoria dos seus resultados escolares;
- Prevenir situações de indisciplina através de projetos motivadores para os alunos;
- Maximizar as competências da linguagem escrita e da leitura, que contribuem para o sucesso educativo;
- Diminuir os problemas de articulação e de fala e melhorar as capacidades de comunicação;
- Envolver e mediar as famílias, desenvolvendo as suas competências parentais.
Pré-Escolar / 1.º CEB
- Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo
Especialista do trabalho social / Terapeuta da fala
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