O projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” é dirigido às crianças da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e irá percorrer as escolas dos 14 municípios da região de Viseu Dão Lafões.
Trata-se de uma iniciativa promotora de literacia alimentar, focada na adoção de uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável, enquanto incentiva o consumo de produtos locais, como a maçã Bravo de Esmolfe, a maçã da Beira Alta, ou as laranjas de Valadares e de Besteiros, contribuindo, também, para a valorização da produção local e o dinamismo da economia agrícola regional.
Este projeto foi concebido para estimular, de forma prática e lúdica, a literacia alimentar nas suas múltiplas dimensões: saúde, sustentabilidade, identidade e comunidade. As ações pedagógicas incluem oficinas culinárias, experiências sensoriais, visitas a produtores, workshops com famílias e a atividade “O Chef Vai à Escola”, que aproximam as crianças do universo dos alimentos e dos hábitos de vida saudáveis.
Assente na valorização dos produtos e saberes do território, o “Comer Bem, Crescer Feliz” reforça a ligação entre alimentação e identidade local, promovendo os sabores autênticos, os produtores regionais e a riqueza da cultura gastronómica de Viseu Dão Lafões.
Através deste projeto será possível avaliar as competências dos alunos ao nível da leitura, da matemática, das ciências e das suas competências socio emocionais. Estes dados irão permitir a cada escola definir objetivos mais realistas, incluir e promover em sala de aula os conceitos de competências sociais e emocionais, compreender e atuar sobre os desafios enfrentados pelos alunos com baixos níveis de desempenho e promover a cooperação e a criação de redes com outras escolas e professores.