Mais – Mais Apoio, Mais Inclusão

Com a implementação deste projeto pretende-se contribuir para o desenvolvimento das competências conducentes à melhoria dos resultados escolares das crianças, nas diversas áreas de aprendizagem, e para a construção da sua identidade no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar.

Para tal, serão implementadas as estratégias e metodologias de ensino/aprendizagem mais adequadas a todos e a cada um, que permitam a igualdade de oportunidades a todos os alunos, dotando-os de capacidades e competências que lhes permitam escolher o prosseguimento de estudos e/ou uma melhor integração na vida ativa.

objetivos gerais
  • Referenciar e apoiar precocemente as necessidades específicas das crianças no sentido de colmatar dificuldades e reforçar aprendizagens;
  • Promover um acompanhamento próximo e personalizado das crianças que apresentam situações de vulnerabilidade educativa e/ou social;
  • Promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os alunos com dificuldades de aprendizagem e de adaptação;
  • Prevenir os fenómenos de abandono, absentismo escolar e insucesso escolar.
público-alvo

Pré-Escolar / 1.º CEB

escolas envolvidas
  • Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
equipa de intervenção

Psicólogos

atividades desenvolvidas
  • “Falar das Emoções aos mais pequenos” – pré-escolar;
  • Trabalhar a adaptação dos novos alunos, em conjunto com os Professores Titulares de Turma, no início do ano letivo;
  • Deteção e sinalização precoce de problemas ao nível do desenvolvimento;
  • Atividades em sala de aula relacionadas com o intuito de trabalhar as competências pessoais e sociais dos alunos;
  • Deteção e sinalização precoce de problemas ao nível da aprendizagem da leitura /escrita / cálculo / raciocínio lógico / raciocínio abstrato;
  • Organização de pequenos grupos para trabalhar as dificuldades acima elencadas;
  • Acompanhamento psicológico individual em contexto escolar;
  • Reforçar as redes de parceiros e o envolvimento dos Encarregados de Educação nas escolas.