





Visa o desenvolvimento de ações específicas, em articulação com as diferentes áreas do currículo numa perspetiva de complementaridade e articulação com projeto educativos locais (leitura, matemática, expressões e artes, promoção das ciências e da cultura científica, valorização da história local, atividades físicas e desportivas, sensibilização ambiental, cidadania, etc.) que promovam as potencialidades do pensamento científico, criativo e artístico.
Promover as competências relacionadas com o pensamento científico, criativo e artístico;
Criar e sustentar dinâmicas de promoção de conhecimento – Cognitive Cities;
Criar oportunidades educativas em contextos significativos de aprendizagem, através de metodologias ativas baseadas em resolução de problemas;
Promover o ensino experimental;
Implementar um programa de formação complementar de competências criativas e de experimentação, através de um conjunto de projetos interdisciplinares de desenvolvimento curricular: Música, dança, cinema, teatro, fotografia, expressão plástica, escrita criativa, património e história local, entre outros;
Estimular o conhecimento do património cultural e artístico como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural
Desenvolver competências criativas e de experimentação, estimulando as aptidões técnicas e artísticas como competências transversais no âmbito da interligação da Música, Artes Visuais, Dança e Drama/Teatro com outras artes e áreas do saber; com recurso a metodologias e abordagens inovadoras;
Estimular o processo de aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e Educação Artística e Criatividade;
Valorizar a arte como uma forma de conhecimento e como contributo para a promoção do sucesso educativo dos alunos.
Potenciar estratégias que promovam o desenvolvimento do conhecimento, competências, atitudes e valores essenciais para a construção de um mundo de seres ativos e líderes de uma sociedade pluralista;
Promover uma “lente” intercultural estimulando os alunos a perceber as vantagens da diversidade gerindo-a de uma forma positiva.
Implementar estratégias educativas, cujas ações assegurem a articulação curricular e integrem a dinâmica de diversas linguagens;
Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel da arte na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber;
Incentivar o trabalho em grupo dos alunos na construção dos seus próprios projetos. Aprofundando o desenvolvimento de metodologias de aprendizagens ativas, baseadas em problemas e projetos.
- Capacitar os alunos para o manuseamento de material de investigação científica.
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- Agrupamento de Escolas Viseu Norte;
- Agrupamento de Escolas Grão Vasco;
- Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
- Agrupamento de Escolas do Viso
- Agrupamento de Escolas de Mundão
- Escola Secundária Alves Martins
- Escola Secundária Emídio Navarro
- Escola Secundária Viriato
Professores de música / Professores de arte / Professores e formadores das diferentes áreas de competências-chave e das diferentes áreas de educação e formação
- Oficinas de dinamização das atividades de experimentação, estimulando as aptidões científicas, técnicas e artísticas como competências transversais;
- Oficinas de Escrita Criativa nas áreas artísticas;
- Ações de Literacia: Cultural e de Património local.
- Residências artísticas de pintura, música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva.
- Produção e promoção de conteúdos pedagógicos de natureza educativa formal e não formal.