Projeto Viseu – Viseu e-Inclusão

Viseu e-Inclusão

O projeto Viseu e-Inclusão desenvolve-se em duas forças de intervenção, a Inclusão e a Envolvência. Visa a integração e qualificação de crianças e grupos vulneráveis, nomeadamente alunos com Necessidades Educativas Especiais, portadores de deficiência física, de minorias étnicas e respetivas famílias. Através da mediação; da dança inclusiva; da equitação e psicomotricidade com fins terapêuticos; da capacitação socioemocional e da prevenção e intervenção psicossocial, como formas de Promoção do Sucesso Educativo e Combate ao Abandono Escolar; da Formação da Cidadania e Inclusão Social e Promoção de uma Cidade Intercultural.

Partindo do reconhecimento de que a existência e a qualidade da relação escola-família influencia positivamente os resultados escolares e educativos dos alunos, o projeto apresenta-se com a missão fundamental de promover o envolvimento e implicação de todos os elementos da comunidade, nomeadamente a participação ativa e esclarecida dos pais/encarregados de educação na escola e o no percurso escolar dos seus educandos, aliado a um programa de treino de competências pessoais e sociais dirigido a crianças da educação Pré-escolar 1º, 2º e 3ºs ciclos do ensino básico e secundário, dos 5 Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do Concelho de Viseu.

OBJETIVOS

  • Criar condições para que grupos e alunos vulneráveis sejam incluídos na comunidade educativa, aprendam e desenvolvam as suas potencialidades, com maior acompanhamento e envolvimento
  • Fomentar um clima de escola positivo, através da reflexão e discussão de problemas, de partilha e de resposta entre o corpo docente, aluno, as suas famílias e restante comunidade educativa
  • Aumentar as competências sociais, pessoais e emocionais e capacidades psicomotoras e a participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida académica nos educandos, tendo em vista a promoção da inclusão, participação, motivação e da assiduidade dos alunos

PÚBLICO-ALVO

  • Alunos e professores do Pré Escolar ao Ensino secundário e profissional

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

  • 850 sessões grupais, semanais ou quinzenais, dos Programas de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais Educa Sempre e Saber Viver – (2017.18 + 2018.19)
  • 55 Acompanhamentos psicossocial aos Pais/Encarregados de Educação – (2017.18 + 2018.19)
  • 45 atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas com a colaboração ativa dos parceiros – (2017.18 + 2018.19)
  • 45 Workshops de capacitação para os alunos e Pais/Encarregados de Educação – (2017.18 + 2018.19)
  • 66 atividades para integração de alunos pertencentes a grupos vulneráveis (minorias e crianças que necessitam de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão) – (2017.18 + 2018.19)
  • 265 Reuniões de articulação entre Técnicos, Direções e Docentes dos Agrupamentos – (2017.18 + 2018.19)
  • 57 Reuniões de divulgação do Projeto com os Pais Enc de Educação – (2017.18 + 2018.19)
  • 750 Sessões de dança inclusiva, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas – (2017.18 + 2018.19)
  • 80 Sessões individuais de psicomotricidade, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas – (2017.18 + 2018.19)
  • 300 Sessões individuais de hipoterapia, na área da equitação com fins terapêuticos, com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas – (2017.18 + 2018.19)
  • 138 reuniões, onde foram abordados assuntos relativos às turmas/alunos e onde foram delineados os planos/estratégias de intervenção, organização e avaliação do trabalho colaborativo/cooperativo – (2017.18 + 2018.19)
  • 72 reuniões, de forma a serem levantadas algumas informações sobre agregado, bem como dar a conhecer o Projeto, as atividades realizadas e a abordar os Pais/Encarregados de Educação para uma maior participação no Projeto – (2017.18 + 2018.19)
  • 33 workshops artísticos /ações de sensibilização para alunos e famílias – (2017.18 + 2018.19)
  • 8 Reuniões de Preparação de Avaliação Formal do Programa Viseu Educa com entidade avaliadora – ESEV – (2017.18 + 2018.19)
  • Previsão da repetição das atividades – (2019.20)

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • 1 Publicação de um artigo sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “A Pscicomotricidade vai à Escola- “Movimentando a aprender”, no Boletim Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, nº 36, de 2019 – (2018.19)
  • Criação de um espaço social destinado a suprir algumas carências de alunos e suas famílias – (2018.19)
  • Criação de 2 espaços de Ateliers de Beleza, como forma de motivação e gosto pela escola – (2018.19)
  • Seminários Educação Especial, edições III e IV (2017.18 + 2018.19)
  • V Seminário Educação Especial – (2019.20)
  • 2 Ciclos de Conferência ViseuEduca: 4 Conferências temáticas, com cerca de 250 participantes cada, para toda a Comunidade Educativa – (2017.18 + 2018.19)
  • 1 Ciclo de Conferência ViseuEduca: 2 Conferências temáticas, com cerca de 250 participantes cada, para toda a Comunidade Educativa
  • IV e V Fórum ViseuEduca, coma duração de 2 dias, com cerca de 500 participantes cada dia, para toda a Comunidade Educativa (2017.18 + 2018.19)
  • VI Fórum ViseuEduca, coma duração de 2 dias, com cerca de 500 participantes cada dia, para toda a Comunidade Educativa – (2019.20)
  • Publicitação e Comunicação presente nas paginas oficiais e facebook do Município de Viseu, Agrupamentos e parceiros (desde 2017 até 2020)
  • Produção de material promocional do Programa ViseuEduca – Posters, Cartazes, Flyers, documentários – (desde 2017 até 2020)
  • Aumento das competências socioemocionais dos alunos e da participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida académica nos educandos, tendo em vista a promoção da inclusão, participação, motivação e da assiduidade dos alunos, tendo em vista o seu sucesso educativo (2017.18 + 2018.19)
  • Intervenção com cerca de 450 alunos, desde o pré-escolar ao 3º ciclo – implementação do Programa de Competências Socioemocionais Educa Sempre (2017.18 + 2018.19)
  • 1600 alunos, pertencentes ao ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos participaram em sessões realizadas com apoio técnico em atividades pedagógicas diferenciadas (2017.18 + 2018.19)