e-Cidadania

Viseu e-Cidadania

O Projeto Viseu e-Cidadania visa implementar um conjunto de atividades multidisciplinares nas áreas do ambiente e sustentabilidade, educação patrimonial, educação financeira e  acessibilidade para todos e saúde bem-estar  e natação desenvolvidas em sub projetos, destinados a toda a comunidade educativa das Escolas do Concelho de Viseu.

Subprojetos:

  • Viseu In Rio
  • Põe as Mãos na Massa
  • Projeto Passa Palavra – o Património é nosso
  • Ver e Aprender a Sentir Mais Longe
  • A Escola Vai à piscina – Natação
  • Clube das Moedas
  • Xadrez nas Escolas e nos Museus
  • Observatório do Bem-Estar

 

OBJETIVOS

  • Conhecer o bem-estar psicológico e outros indicadores de saúde mental dos alunos nas escolas do concelho de Viseu
  • Melhorar os níveis de bem-estar psicológico dos alunos com indicadores de risco promovendo competências de inteligência emocional e gestão de stress
  • Sensibilizar a comunidade em geral para a saúde mental nas crianças e jovens e a sua relação com o sucesso educativo
  • Realizar estudos e conferências sobre o bem – estar dos alunos e famílias
  • Dinamizar atividades educativas, culturais e desportivas valorizando o ambiente
  • Envolver as escolas e sensibilizar as famílias para a conservação preventiva do Património
  • Interiorizar a necessidade de uma atitude crítica e preventiva em relação ao Património
  • Implementar o código Color ADD, como forma de inclusão de alunos Daltónicos
  • Transformar todas as Bibliotecas do Concelho em Bibliotecas Inclusivas Color ADD
  • Promover a inclusão através de aulas de natação para alunos com Necessidades Educativas Especiais
  • Incentivar a educação ambiental e da educação para a cidadania
  • Fomentar competências de educação da poupança e financeira nos alunos

PÚBLICO-ALVO

  • Alunos e professores do Pré Escolar ao Ensino secundário e profissional

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

  • 4º Rastreio da Visão para todos os alunos do 3º ano – (2017.18)
  • 5º Rastreio da Visão e Daltonismo, para os anos do 3º ano, 9º e todo os secundário (2018.19)
  • 6º para todos os alunos do 3º ano – (2019.20)
  • Aplicação do Código Color ADD nas Bibliotecas escolares do concelho; (2017.18 + 2018.19 + 2019.20)
  • Produção de um Relatório Referencial do Daltonismo no Concelho de Viseu – (2019.20)
  • 1 Publicação de um artigo sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “Ver e Sentir as Cores” no Boletim Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, nº 34, de 2018;
  • Entrega de 5525 KITS Promocionais do Código ColorADD – (2017.18 + 2018.19)
  • 144 sessões de natação adaptada; (2017.18 + 2018.19)
  • 35 Workshops de “Papel de Semente” e “Tira Nódoas Ribeirinha” – (2018.19)
  • Exposição “Do Desperdício à Criatividade – Protegendo o Rio”, nos dias 20 a 26 de maio, no Fórum Viseu – (2018.19)
  • Comemoração do Dia da Biodiversidade – Abraço ao Rio – no Espalho de Água – Campo de Viriato, 20 maio – (2018.20)
  • 35 Ações de Promoção da educação da poupança e financeira – Clube das Moedas (2017.18 + 2018.19)
  • Criação do Jogo Clube das Moedas (2018.19)
  • 25 Visitas aos museus da Cidade em torno do Projeto Xadrez nas Escolas e nos Museus (2018.19)
  • Produção de materiais didáticos de Passa a Palavra – O Património é nosso (2018.19)
  • Incrementar a Produção de materiais didáticos de Passa a Palavra – O Património é nosso (2019.20)
  • Desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas escolas 7 envolvidas no Projeto Passa a Palavra – O Património é nosso (2018.19)
  • Desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas escolas 13 envolvidas no Projeto Passa a Palavra – O Património é nosso (2019.20)
  • Congresso “Educação Patrimonial e Comunidades: (trans)formações e   (re)criações” – (2018.19)
  • Oficina de Formação de Professores e Educadores “Passa Palavra!”: LivinLabEducação Patrimonial de Conservação Preventiva (2018.19)
  • Curso On-line de Acesso Aberto (Massive Oo-line Open Course_MOOC) Projeto Passa a Palavra – O Património é nosso (2019.20)
  • 8 Exposição finais dos trabalhos desenvolvidos nas escolas (2018.19)
  • 10 Exposições finais dos trabalhos desenvolvidos nas escolas (2019.18)
  • 84 Visitas aos Fornos Comunitário de Santos Evos – Põe as Mãos na Massa – (2017.18 + 2018.19)
  • Criação da Equipa das Psicólogas Escolares do Concelho de Viseu – (2017.18)
  • Organização do Seminário Olhares sobre o Bullying da Avaliação à intervenção, 24 de fevereiro de 2018, em Viseu – (2017.18)

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • 404 alunos do 1º CEB participaram no Projeto de Educação patrimonial – Passa a Palavra
  • Criação duma página web de apoio: viseueducapepa.wordpress.com
  • 500 alunos do 1º CEB visitaram os museus da cidades em torno do Projeto Xadrez nas Escolas e nos Museus
  • Publicação do livro “Xadrez em Viseu” – 3 histórias em torno do Xadrez e Museus
  • 5000 alunos realizaram o rastreio da Visão e Daltonismo
  • Produção de um Relatório Referencial do Daltonismo no Concelho de Viseu;
  • 6 Bibliotecas das Escolas Básicas e 1 de uma Escola Secundária têm Código Color ADD – Bibliotecas Inclusivas Color ADD
  • 1873 alunos dos todos os níveis de ensino usufruem do código Color ADD nas Bibliotecas das suas escolas
  • 28 alunos com necessidades educativas especiais usufruíram de sessões de natação adaptada
  • 1385 alunos do pré-escolar e 1º CEB e 442 docentes e funcionários abraçaram o Rio Paiva no Dia da Biodiversidade
  • 1800 alunos do 1º CEB participaram no Projeto “Põe as mãos na Massa”
  • 875 alunos jogaram ao Jogo Clube das Moedas
  • Realização de Estudos de Caso sobre o Gosto pala Escola; Agressões em Contexto Escolar; Indicadores de Saúde e Rotinas
  • Clarificação e diferenciação dos conceitos de bullying e de conflito entre pares
  • Envolvimento da comunidade educativa no conhecimento sobre a problemática do bullying e da agressão em contexto escolar, através da apresentação e divulgação de dados, estudos e conclusões numa ótica científica- 449 participantes no Seminário Olhares sobre o Bullying
  • Construção de Programas de competências socioemocionais a aplicar nos 4 níveis de escolaridade