Projeto Viseu – Artes(S) & Multilingue

Viseu Artes(S) & Multilingue

O Projeto Viseu Artes(S) & Multilingue visa o desenvolvimento e a promoção das competências  artísticas  e linguísticas nas diversas formas de arte em alunos do ensino pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º ciclos e docentes, dos 5 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu, numa parceria com instituições culturais, artríticas, etc contribuindo, assim, para a melhoria do sucesso escolar e educativo e  para a prevenção do abandono escolar precoce

Subprojetos:

  • Transform’arte
  • Asas nos Pés
  • Orquestra ORFF
  • Crescer com a Música
  • Reciclar Tons e Sons
  • Danç’aqui
  • Pequeno Cinema
  • Programa de educação estética e artística – PEEA
  • LGP – KIDS – Língua Gestual Portuguesa e ensino das Línguas

 

OBJETIVOS

  • Implementar estratégias educativas, cujas ações assegurem a articulação curricular e integrem a dinâmica de diversas linguagens
  • Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel das artes e línguas estrangeiras na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber
  • Estimular o conhecimento do património cultural, artístico e musical como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural
  • Desenvolver competências criativas e de experimentação nos alunos, estimulando as aptidões técnicas e artísticas
  • Diversificar a oferta educativa, através da aprendizagem precoce de uma segunda língua estrangeira – o Alemão, Russo e Mandarim
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da aprendizagem precoce de uma segunda língua estrangeira
  • Dinamizar um plano de intervenção no domínio das artes – Educação e Expressão Plástica, Educação e Expressão Musical, Movimento e Drama/Teatro e Dança, com recurso a metodologias e abordagens inovadoras
  • Promover ações conjuntas entre os agrupamentos de escolas e as Instituições Culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo
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PÚBLICO-ALVO

  • Alunos e professores do Pré Escolar ao Ensino secundário e profissional

 

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

  • 10 oficinas de formação de Cinema (2017.18 + 2018.19)
  • 66 oficinas de formação de Cinema (2019.20)
  • 17 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (2017.18 + 2018.19)
  • 6 oficinas artísticas em dança inclusiva (2019.20)
  • 13 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (2019.20)
  • 1256 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (2017.18 + 2018.19)
  • 550 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança  (2019.20)
  • 80 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (2017.18 + 2018.19)
  • 40 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (2019.20)
  • 40 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (2017.18 + 2018.19)
  • 20 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (2019.2020)

 

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • Representação muito significativa do Programa ViseuEduca, através do Programa Transform’arte no Encontro (re)Pensar R-A, iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, dinamizadas pela Equipa da Educação Artística (2018.19)
  • 3 filmes de animação de cinema (2018.19)
  • 3 filmes de animação de cinema (2019.20)
  • 17 Residências Artísticas (2017.18 + 2018.19)
  • 13 Residências Artísticas (2019.20)
  • 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (2017.18 + 2018.19)
  • 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (2019.20)
  • 3500 alunos tiveram acesso ao ensino da música e dança (2017.18 + 2018.19)
  • Aumentar o número de alunos com formação artística (2019.20)
  • Aumentar o número de alunos com formação em diferentes línguas estrangeiras (2019.20)
  • Aumentar o envolvimento dos alunos na vida escolar e uma melhoria das capacidades de comunicação/linguagem (2019.20)
  • Maior sensibilização da comunidade escolar para a importância das aprendizagens e do respetivo sucesso escolar (2019.20)