Projeto Tondela – Artes Vivas

ARTES VIVAS

Este projeto inclui três áreas (Programação, Robótica e Xadrez) onde as crianças e jovens poderão experimentar sistemas de Ciência, Tecnologia, Eletrónica (robótica) e Matemática, quer pelo uso de diferentes sistemas, quer pelo contato com as linguagens de programação ou pelas regras de xadrez.

O projeto destina-se à promoção de workshops de atividades científicas e tecnológicas e a motivação das crianças e os jovens para novas aprendizagens.

OBJETIVOS

  • Promover, nos alunos as CTEM (Ciência, Tecnologia, Eletrónica e Matemática) com a Programação, a Robótica ou o Xadrez como áreas de inovação que promovem a aprendizagem baseada em projetos e experiências
  • Valorizar as atividades científicas e tecnológicas como forma de promover o sucesso educativa nestas áreas estratégicas

PÚBLICO-ALVO

  • Alunos e professores do 1º ciclo ao Ensino secundário e profissional

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

  • Workshops/aulas extra curriculares de robótica e xadrez
  • Criação do Clube de Robótica e Xadrez
  • Campeonatos intra-turma de Xadrez
  • Campeonato das semi-finais de Xadrez
  • Campeonato das finais de Xadrez

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • Aumentar o número de alunos com formação em xadrez e robótica
  • Diminuir o absentismo escolar
  • Reduzir o abandono escolar
  • Aumentar a participação dos encarregados de educação nas atividades educativas