ARTES VIVAS
Este projeto inclui três áreas (Programação, Robótica e Xadrez) onde as crianças e jovens poderão experimentar sistemas de Ciência, Tecnologia, Eletrónica (robótica) e Matemática, quer pelo uso de diferentes sistemas, quer pelo contato com as linguagens de programação ou pelas regras de xadrez.
O projeto destina-se à promoção de workshops de atividades científicas e tecnológicas e a motivação das crianças e os jovens para novas aprendizagens.
OBJETIVOS
- Promover, nos alunos as CTEM (Ciência, Tecnologia, Eletrónica e Matemática) com a Programação, a Robótica ou o Xadrez como áreas de inovação que promovem a aprendizagem baseada em projetos e experiências
- Valorizar as atividades científicas e tecnológicas como forma de promover o sucesso educativa nestas áreas estratégicas
PÚBLICO-ALVO
- Alunos e professores do 1º ciclo ao Ensino secundário e profissional
ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS
- Workshops/aulas extra curriculares de robótica e xadrez
- Criação do Clube de Robótica e Xadrez
- Campeonatos intra-turma de Xadrez
- Campeonato das semi-finais de Xadrez
- Campeonato das finais de Xadrez
RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS
- Aumentar o número de alunos com formação em xadrez e robótica
- Diminuir o absentismo escolar
- Reduzir o abandono escolar
- Aumentar a participação dos encarregados de educação nas atividades educativas