Santa Comba Dão Educa
Este projeto tem por objetivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida ativa dos alunos. Pretende-se criar uma escola para todos independentemente das suas diferenças.
A aprendizagem é o resultado da interação entre a emoção e a cognição, ambas estão conectadas a um nível neurofuncional básico, se uma não funciona a outra é consideravelmente afetada. E é esta evidência cientifica que ditou o objetivo de considerar-se a promoção do sucesso escolar dos alunos e redução os níveis de insucesso através de implementação de atividades terapêuticas preventivas e remediativas ao nível das competências de comunicação e da educação emocional num contexto de capacitação e mediação Escola-Família-Comunidade.
OBJETIVOS
- Promover o sucesso/formação integral dos alunos melhorando a qualidade das aprendizagens dotando-os de competências essenciais
- Dinamizar atividades e implementar metodologias e estratégias de ensino que facilitem o acesso ao currículo por parte do aluno respeitando as suas necessidades educativas
- Proporcionar aos alunos apoios/recursos que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social, promovendo uma efetiva inclusão escolar e social
- Promover Competências S.E.L. – Social Emotional Learning para uma melhor atitude de si (aluno, docente, pai/enc.educação e assistente operacional) sobre os outros e sobre a escola
- Capacitar estrategicamente para o sucesso educativo aumentando eficácia de processos/funções cognitivos da aprendizagem e da linguagem
- Promover comunicação eficaz e positiva
PÚBLICO-ALVO
- Alunos e docentes do pré escolar ou 1.º ciclo
ATIVIDADES OU INICIATIVAS DESENVOLVIDAS
- A – Comunicação – Apoio Terapia da fala
- B – Educação Emocional – Emoções Vão à Escola (Sessões de Treino de Competências Sócio-Emocionais, Sessões de Yoga com alunos e Atividades /Sessões com Docentes, Pais/ Encarregados de Educação e com Assistentes Operacionais)
- A Matemática é fixe
- Já sei ler!
RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS
- Aumentar a taxa de sucesso educativo no Agrupamento, melhorando os resultados escolares
- Melhorar a integração e desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas
- Deteção precoce de dificuldades comunicativas, linguísticas e articulatórias
- Melhoria dos níveis de proficiência linguística
- Maior capacitação para a gestão emocional promotora do sucesso educativo e do bem-estar psicológico (auto-conceito e auto-estima,estabilidade emocional)
- Aumentar sucesso escolar através de regulação emocional, conhecimento consciente e estratégias cognitivas mais eficazes
- Aumentar eficácia de processos cognitivos implicados nas aprendizagens, com particular foco no processo cognitivo atenção/concentração e na resolução de problemas.
- Capacitar estrategicamente os vários agentes educativos (alunos-escola-família-comunidade) para processos remediativos e sobretudo preventivos de insucesso escolar.