Projeto Penalva do Castelo – Educar para Incluir

 

 

Educar para Incluir

Criação de um centro de apoio educativo que vise promover o sucesso escolar, combater o abandono escolar precoce e contribuir para a coesão social, através de uma resposta positiva às crianças/famílias socialmente desfavorecidas, no sentido de fazer a despistagem o mais precocemente possível das situações geradoras de desigualdade.

OBJETIVOS

  • Promover o desenvolvimento de competências sociais e relacionais dos alunos, tendo em vista a melhoria dos seus resultados escolares
  • Prevenir situações de indisciplina através de projetos motivadores para os alunos
  • Pensar mais o clima de escola, encontrando pontos de equilíbrio entre tensões, através de soluções assertivas e preventivas
  • Mobilizar toda a comunidade educativa com ações de medidas de prevenção da indisciplina na escola
  • Envolver e responsabilizar as famílias na educação dos seus filhos, desenvolvendo as suas competências parentais

PÚBLICO-ALVO

  • Alunos do Pré Escolar ao Ensino secundário e profissional

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

Comunidade:

  • Criação de uma rede social que permita identificar as famílias com potencial de intervenção socioeducativo
  • Constituição de equipas de trabalho e de uma rede de interlocutores (Escola e Técnicos)
  • Reuniões periódicas participadas e colaborativas

Escola:

  • Atividades de apoio à inclusão: visitas com fins pedagógicos e culturais; envolvimento na organização de eventos de cariz cultural local; exploração do património natural e cultural local como forma de valorização do território por parte dos alunos e famílias; atividades de caráter não-formal e informal (fóruns de discussão e debate, caminhadas, diálogos informais, criação de momentos de recreação e lazer, dinâmicas de grupo orientadas para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, etc.)
  • Acompanhamento socioeducativo de modo personalizado e individualizado, reforçando as potencialidades de cada aluno
  • Avaliação do impacto das medidas adotadas (Agrupamento e Técnicos)

Famílias:

  • Desenvolvimento do diagnóstico social das famílias alvo da intervenção
  • Desenho da intervenção socioeducativa ajustada às necessidades e potencialidades das famílias
  • Acompanhamento socioeducativo das famílias, promovendo o envolvimento no percurso escolar dos seus filhos
  • Ações de capacitação e desenvolvimento de competências sociais

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • Reduzir as situações de indisciplina e conflitos nas escolas
  • Aumentar o número de famílias que são acompanhadas
  • Aumentar o número de alunos que têm acesso a formação na área das competências sociais e pessoais