Projeto Oliveira de Frades – Prevenção e Mediação para MAIS – Mais Apoio Mais Sucesso

MAIS – Mais apoio Mais sucesso

O Projeto MAIS destina-se aos alunos do 1º Ciclo e pretende reforçar as aprendizagens, por forma a colmatar as dificuldades, com vista ao sucesso educativo. Os alunos são identificados e encaminhados pelos professores titulares para a equipa MAIS, que acompanha de forma mais eficaz o percurso escolar do aluno, contribuindo, nomeadamente, para a melhoria dos resultados nas disciplinas de Português e Matemática e para a construção da sua identidade no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar.

 

OBJETIVOS

  • Aumentar a taxa de sucesso das disciplinas de Português e Matemática dos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
  • Promover a integração e a igualdade de oportunidades para todos os alunos com dificuldades de aprendizagem e de adaptação, prevenindo os fenómenos de abandono e absentismo escolar

 

PÚBLICO-ALVO

  • Alunos do 1.º ciclo

 

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS

  • Deteção e sinalização precoce de problemas ao nível do desenvolvimento e da aprendizagem da leitura / escrita / cálculo / raciocínio lógico / raciocínio abstrato
  • Encaminhamento para a Equipa MAIS, que, com recurso a diferentes estratégias pedagógicas, diferentes métodos de ensino/aprendizagem e acompanhamento psicológico, trabalham com os alunos de forma a alcançar Mais Sucesso e prevenindo o abandono e o absentismo
  • Reforçar as redes de parceiros e o envolvimento das Encarregados de Educação nas escolas
  • Promover a integração e a igualdade de oportunidades para todos os alunos com dificuldades de aprendizagem e de adaptação
  • Promover o desenvolvimento de competências de comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico com recurso a atividades de robótica

 

RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS

  • Melhorar o sucesso escolar dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática
  • Melhorar a integração e adaptação das crianças em contexto Escola
  • Permitir que um maior número de crianças com necessidades possa usufruir de acompanhamento;
  • Na área de Terapia da Fala, dos 31 alunos que usufruíram de acompanhamento, 6 alcançaram os objetivos definidos no plano de intervenção e, por esse motivo, foi finalizado o seu processo de intervenção
  • Na área de Psicologia, dos 29 alunos que usufruíram de acompanhamento, 6 alcançaram os objetivos definidos no plano de intervenção e, por esse motivo, foi finalizado o seu processo de intervenção
  • A Assistente Social recebeu 20 pedidos de intervenção / apoio, o que permitiu mudanças positivas para as famílias, nomeadamente, no acompanhamento social e pedagógico, no encaminhamento para serviços de saúde, segurança social, Tribunal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Intervenção Precoce e para a Rede Local de Intervenção Social