Diagnóstico de competências de leitura e escrita

Diagnóstico de leitura

Diagnóstico de competências de leitura e escrita no território de Viseu Dão Lafões

Este projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico para conhecer melhor as ações, no âmbito da leitura e escrita, que já estão no terreno e perceber aquelas que têm mais impacto na aprendizagem das crianças e jovens. Assim, este é um processo participativo e que visa auscultar todos os intervenientes nas questões da leitura e da escrita do território Viseu Dão Lafões.

 

OBJETIVOS

  • Realizar um diagnóstico que permita conhecer e analisar o contexto de leitura e escrita em Viseu Dão Lafões.
  • Detetar necessidades e oportunidades no âmbito da leitura e escrita no território.
  • Recolher informação que sirva de suporte e orientação à criação de uma possível Rede de Leitura e Escrita no território de Viseu Dão Lafões.

PÚBLICO-ALVO

  • Coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolas
  • Professores bibliotecários
  • Professores de 1º ciclo
  • Técnicos das bibliotecas municipais

 

 ATIVIDADES E INICIATIVAS REALIZADAS

  • Análise documental;
  • 13 focus group a 184 participantes;
  • Inquéritos online a 277 participantes.

 

RELATÓRIO FINAL