Carregal Educa
Carregal Educa
De um modo global, pretende-se: melhorar a qualidade das aprendizagens da leitura e da escrita; incrementar o sucesso escolar dos alunos; melhorar o espírito de iniciativa e autonomia com vista à formação de cidadãos mais interventivos e empreendedores; reduzir e prevenir o abandono escolar precoce. Pretende-se uma melhoria do sucesso escolar através da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e outras metodologias de trabalho que promovam um clima de aprendizagem mais favorável e eficaz.
OBJETIVOS
- Disponibilizar condições bio, psicosociais que contribuam para a consolidação do sucesso escolar dos alunos;
- Reforçar os fatores sociais de proteção;
- Estimular o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos;
- Implementar metodologias de sala de aula numa perspetiva aliciante e proficiente;
- Promover atitudes/motivação, face às áreas nucleares da organização, do empenho, da atenção, da concentração, do interesse e criação de expetativas positivas nos alunos, em relação à escola
- Capacitar as famílias no percurso educativo dos seus educandos
- Apoiar precocemente os alunos com dificuldades de aprendizagem e de integração
PÚBLICO-ALVO
- Alunos do pré escolar ao 3.º ciclo
- Professores do pré escolar ao 3.º ciclo
ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS
- Sessões para promover competências de parentalidade positiva
- Ações de capacitação
- Atividades de apoio à capacitação
- Programa para desenvolver competências socioemocionais nas crianças e adolescentes fomentando o aumento da resiliência (RESCUR)
- Sessões de Mindfulness
- Questionários de Nomofobia e Bem-estar para fins de investigação
- Avaliação e intervenção neuropsicológica
- Estratégias para combater a indisciplina em contexto de sala de aula – professores
- Promover o BRINCAR – assistentes operacionais
- Avaliação e intervenção terapêutica
- Rastreio em Terapia da Fala
- Sessões de esclarecimento para os professores – “Terapia da Fala, uma terapia para além da fala“
- Pedagogia diferenciada em sala de aula
- Reforços alimentares a alunos carenciados
RESULTADOS ESPERADOS/OBTIDOS
- Reduzir o abandono e absentismo escolar
- Aumentar o sucesso escolar
- 40 famílias capacitadas pelas sessões de parentalidade positiva
- Resultados estatísticos da avaliação dos professores sobre a aplicação do programa RESCUR
- Grau de satisfação das sessões: 65,2% (totalmente satisfeito)
- Temáticas abordadas: 100% (relevantes)
- Satisfação dos alunos acerca das sessões: 56,5% (moderadamente satisfeitos)
- Grau de aprendizagem dos alunos: 65,2% (bom)
- Rastreio na valência de Terapia da Fala de 50 crianças em idade pré-escolar: sinalização de 20 crianças para avaliação com posterior intervenção terapêutica, de modo a colmatar as dificuldades apresentadas